Buraco das Araras: planeje seu roteiro turístico de Bonito - MS

Buraco das Araras: [Série] O que fazer em Bonito – MS

O município de Bonito – MS é frequentemente visitado por apreciadores de ecoturismo. As belezas naturais da cidade são sua principal riqueza e patrimônio cultural. Nesse sentido, o Buraco das Araras é um dos pontos turísticos mais procurados na região. Esse passeio pode envolver tanto atividades radicais, como flutuação, quanto outras mais suaves, por exemplo, caminhadas.

Assim, com a preparação devida e uma hospedagem adequada (afinal, você vai precisar de um bom descanso e um excelente café da manhã a fim de dispor de energia para as atividades), o Buraco das Araras precisa estar no seu roteiro de viagem a Bonito.

Portanto, com a finalidade de proporcionar a você um guia completo sobre o que fazer em Bonito, montamos esta série composta por tudo o que você precisa saber para aproveitar sua estadia na cidade. Confira e tenha um ótimo passeio!

Buraco das Araras: tudo o que você precisa saber

Esta é a nossa dica #2 da série o que fazer em bonito . Na dica #1, falamos sobre a Gruta do Lago Azul .

Antes de tudo, é preciso saber que o Buraco das Araras, na verdade, se localiza na cidade de Jardim, aproximadamente 54km de Bonito. Conforme mencionado no nosso post guia de Bonito MS , Jardim é uma das cidades vizinhas e pode ser utilizada até mesmo como caminho até o local.

Buraco das Araras

Desse modo, o trajeto de Bonito até o Buraco das Araras já é um lindo passeio. Chegando lá, o viajante percorre 970m de trilha, passando por dois mirantes com o destaque para observação de aves. Só para ter uma ideia, mais de 150 espécies de pássaros estão registradas na Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Buraco das Araras. Sob o mesmo ponto de vista, estima-se a maior concentração de araras-vermelhas no local. Daí, provavelmente, inspira-se parte do nome do ponto turístico.

Formação geológica

O Buraco das Araras é constituído de uma formação geológica gerada pelo desmoronamento do teto de uma caverna. Essa formação é chamada de dolina.

Como resultado desse processo geológico, o local possui cerca de 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Desse modo, é uma das maiores dolinas do mundo!

Dolina Buraco das Araras

Além disso, o Buraco das Araras concentra-se em uma área de 100 hectares. Outrossim, desses 100, 29 fazem parte da RPPN, mencionada anteriormente. Logo, o ecossistema local é extremamente protegido.

Passeios e atividades pertinentes ao Buraco das Araras

De certo, você pode esperar atividades como caminhadas e trilhas ao redor do Buraco das Araras. Nesse meio tempo, você também vai encontrar decks nos quais poderá contemplar a linda vista da formação geológica.

Nesse ínterim, vale a pena contratar o serviço de fotografia disponível no ponto turístico. Por meio dele, é permitido passar o dia na propriedade contemplando as aves. Ademais, ao final da caminhada, o guia turístico encaminha os visitantes a uma área de convivência, onde é possível descansar enquanto se aprecia a paisagem. E também ter contato com os atrativos locais como, por exemplo, a loja de souvenires.

O que levar para a viagem

Já que este é um passeio ecológico e de contato direto com a natureza, é necessário alguns cuidados e observações a fim de melhor aproveitar a viagem. Em suma, leve:

  • Repelente;
  • Tênis (o uso é obrigatório para a caminhada);
  • Roupa leve;
  • Protetor solar;
  • Câmera fotográfica (para registrar seus momentos pessoais).

Além disso, você pode contar com o acompanhamento do guia, bem como seguro contra acidentes, materiais de primeiros socorros e binóculos — tudo isso incluso no Buraco das Araras.

Turismo em Bonito MS: passeio até o Buraco das Araras

Visto que o Buraco das Araras fica a mais de 50km de Bonito, primeiramente você deve pensar no tipo de hotel no qual se hospedará na cidade. Apesar da distância, este ponto turístico precisa estar no seu roteiro de viagem, pois o próprio percurso até a dolina já é uma atração turística.

Dessa forma, você pode unir o útil ao agradável, ou seja, combinar diversas atividades no caminho até o Buraco das Araras. Só para ilustrar, uma ótima opção é a flutuação no Rio da Prata, também nas redondezas de Bonito. Ora, você consegue almoçar lá mesmo, na reserva ecológica do rio, e seguir rumo ao Buraco das Araras. Tudo com alta dose de aventura e maravilhas naturais.

Restaurante Rio da Prata

É nesse sentido que frisamos o cuidado na hora de escolher sua hospedagem em Bonito. Além de boa localização, o estabelecimento deve proporcionar a energia e o bem-estar que você irá precisar para seguir este roteiro, que exige significantemente de suas condições físicas. Assim, o ideal é que o hotel forneça serviços impecáveis, como café da manhã e refeições reforçadas, bem como acomodações capazes de fazer você imergir no clima de Bonito e Região.

Portanto, inclua o Buraco das Araras em seu plano de viagens para Bonito. Lembre-se: planeje sua viagem com antecedência. Como você leu até aqui, os passeios exigem acompanhamento turístico profissional, e tudo isso precisa ser agendado previamente a fim de ter maior aproveitamento.

Cuide também dos itens necessários para o passeio no local. Então, se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e comece a programar sua visita ao Buraco das Araras!

Posts Relacionados

Tire suas dúvidas aqui!
WhatsApp do Marruá Hotel
Olá, tudo bem? ;)
O que deseja fazer?
FAZER UMA COTAÇÃO
TIRAR UMA DÚVIDA
VOLTAR
Qual é a sua dúvida?
VOLTAR

Solicitação de cotação enviada com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)

Recebemos o seu contato com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)