O que fazer em bonito – dica 1: Gruta do Lago Azul

[Série] O que fazer em Bonito – Parte I: tudo o que você precisa saber sobre a Gruta do Lago Azul!

A cidade de Bonito – MS é conhecida por ser um destino de ecoturismo. Assim, os passeios ao ar livre são as principais atividades turísticas no local. Nesse sentido, se você procura o que fazer em Bonito, a Gruta do Lago Azul é indispensável no seu roteiro. Este é o cartão-postal da cidade, um dos principais símbolos do local e, deste modo, um dos mais memoráveis e encantadores pontos turísticos de Bonito.

Semelhantemente à Gruta do Lago Azul, você encontra no município outras atrações de ecoturismo, como o Buraco das Araras e o Parque das Cachoeiras. Primeiramente, nesta série de posts, vamos apresentar a Gruta do Lago Azul. Em seguida, nos próximos conteúdos, abordaremos mais dicas de pontos turísticos da cidade. Acompanhe e comece a planejar seu passeio!

O que fazer em Bonito – dica #1: Gruta do Lago Azul

Incrível

Lugar extraordinário, pessoal bem atencioso, preocupado com nossa segurança e tudo mais. Temo total contato com natureza.

Data da experiência: dezembro de 2018
eligesimon – TripAdvisor

Este é um ponto turístico mundialmente conhecido, visto que já foi cenário de filmes e novelas. Por exemplo, da novela “Alma Gêmea”, transmitida pela primeira vez em 2005 pela Rede Globo de Televisão.

Assim, a Gruta do Lago Azul é uma das grandes estrelas do município! É muito procurada pelas suas águas cristalinas — que se tornam azuladas com a incidência do sol. Portanto, para curtir seu passeio por aqui, é preciso se atentar a alguns detalhes. Confira a seguir informações imprescindíveis para aproveitar o melhor da Gruta do Lago Azul.

O que você precisa saber sobre a Gruta do Lago Azul

A gruta está a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Os passeios podem ser agendados e, como já explicamos no post completo sobre Bonito MS, o ideal é fazer reservas com antecedência. Principalmente no período de alta temporada — que neste caso seria entre dezembro e janeiro.

Nesse meio tempo, para contemplar o azulado da água, o ideal é visitar o local pela manhã. Pois a água da Gruta do Lago Azul é, de fato, cristalina. A tonalidade azulada surge apenas com a refração da luz solar. Portanto, não deixe para planejar sua viagem para última hora!

Afinal, este é um dos lugares mais procurados em Bonito e há um limite de visitação de 305 pessoas por dia, distribuídas em grupos distintos. Cada grupo é composto por, no máximo, 15 pessoas. Outra informação importante, principalmente para viagens em família, é que a idade mínima para este passeio é de 5 anos. Continue a leitura e veja mais detalhes!

Características físicas

A Gruta do Lago Azul possui dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do mundo. O lago se encontra a 100 metros abaixo da entrada. A visitação começa por uma trilha de 300 metros. Em seguida, dentro da gruta, há a descida de uma escadaria composta por 298 degraus, a qual termina em um deck para contemplação.

Entrada e interior da Gruta do Lago Azul.
Entrada e interior da Gruta do Lago Azul.

O lago possui profundidade aproximada de 87 metros, de acordo com o máximo alcançado por mergulhadores. Ademais, como é comum em cavernas, no seu interior há formações rochosas. Estalactites pendem verticalmente do teto enquanto estalagmites surgem do chão em direção à cobertura. Porquanto, o uso de tênis é obrigatório para todos os visitantes, bem como capacete — fornecido pelo guia turístico.

Dessa maneira, a Gruta do Lago Azul faz parte do patrimônio espeleológico do País. De certo, ser tombada como Monumento Natural em 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lhe garantiu preservação e visitação controlada, como foi descrito neste post.

Assim, a gruta é a dica número 1 para o que fazer em Bonito. Portanto, agende sua visita entre dezembro e janeiro a fim de contemplar o azulado das águas do lago. Busque também um hotel capaz de proporcionar o melhor café da manhã. Deste modo, você terá ótimas condições para o passeio logo pela manhã, quando há luz solar. Coloque na bagagem roupas e calçados adequados e prepare-se fisicamente para a aventura. E se quiser vir em família ou em grupos de amigos, compartilhe essas dicas com seus convidados. Até a próxima!

Escolha a sua acomodação

Posts Relacionados

Tire suas dúvidas aqui!
WhatsApp do Marruá Hotel
Olá, tudo bem? ;)
O que deseja fazer?
FAZER UMA COTAÇÃO
TIRAR UMA DÚVIDA
VOLTAR
Qual é a sua dúvida?
VOLTAR

Solicitação de cotação enviada com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)

Recebemos o seu contato com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)